Bem Vindo a Associação Regional dos Grupos Solidários de Geração de Renda

PRS

PRS

O Projeto Rural Sustentável da Caatinga foi pensado com o objetivo de articular as agendas globais de combate as mudanças climáticas e assim promover inovações no semiárido brasileiro, bem como o desenvolvimento de arranjos produtivos locais sustentáveis em 37 municípios de cinco estados do Nordeste. A iniciativa vem com a perspectiva de fomentar à adoção de tecnologias agrícolas de baixo carbono no semiárido brasileiro que promova uma agricultura familiar fortalecida e resiliente e assim mitigar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), a preservação dos recursos naturais e a manutenção do equilíbrio ambiental aumentando a renda de pequenos e médios produtores rurais que se organizam em associações e cooperativas de maneira sustentável.

A Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro, ocupando 11% do território nacional e acolhendo 27 milhões de habitantes. Dada a baixa disponibilidade hídrica, seus territórios desenvolveram tecnologias que viabilizam a convivência com o semiárido, a produção de alimentos e estratégias de conservação da sua biodiversidade. O seu pioneirismo para lidar com condições climáticas adversas, a coloca na vanguarda de estratégias de resiliência – habilidade fundamental para enfrentar as mudanças climáticas e riscos como a perda de biodiversidade e a crescente desertificação.

O Projeto é desenvolvido em dois municípios (Monte Santo e Cansanção) totalizando 60 famílias distribuídas em 14 comunidades sendo: 44 famílias em Monte Santo (distribuídas em 13 comunidades) e 16 em Cansanção (01 comunidade).

Todos os agricultores (as) que serão atendidos pelo PRSC/ARESOL, são agricultores familiares já articulados à outras iniciativas da ARESOL, a maioria organizados em grupos produtivos informais filiados que já receberam assessoramento técnico pela COOPERSABOR através do Programa Bahia Produtiva.