Bem Vindo a Associação Regional dos Grupos Solidários de Geração de Renda

Nossa História

Aresol - Desde 2007
A ARESOL é uma associação de abrangência regional com atuação em 14 municípios (Monte Santo, Cansanção, Andorinha, Queimadas, Nordestina, Itiúba, Filadélfia, Senhor do Bonfim, Antônio Golçalves, Pindobaçu, Caém, Uauá, Ourolândia e Quixabeira) distribuidos três (03) Território de Identidade (Sisal, Piemente e Norte do Itapicuru). Seu quadro social é formado por grupos produtivos que indicam dois integrantes para formalizar a filiação junto a Organização. A ARESOL foi fundada em 2007 por grupos de produção até então organizados e apoiados pela Pastoral da Criança na lógica de fundo Rotativo Solidário. Desde 2003 a Pastoral se destacou na diocese de Senhor do Bonfim através da ação “Cabra solidária” em que familias carentes recebiam cabras de leite e assumiam o compromisso de partilhar a primeira cria com outras famílias da comunidade como forma de mitigar a fome.



Paralelamente, profissionais de ATER e lideres comunitários prestavam orientação técnica/organizacional e apoio familiar.

Com aumento da quantidade de grupos e surgimento de demandas ligadas a comercialização, surge a necessidade de criar a ARESOL, enquanto Associação Regional para dar apoio e continuidade aos trabalho da pastoral em seu novo contexto. Dessa forma, a ARESOL surge com as seguites atribuições, devidamente descritas em seu estatuto social:


  • - Desenvolver projetos de geração de emprego e renda;
  • - Realizar e promover práticas agroecológicas de produção, beneficiamento e comercialização, no sentido da convivência com o semiárido e desenvolvimento sustentável através da Assistência Técnica e Extensão Rural.
  • - Possibilitar a troca de experiências entre os seus associados, bem como o contato com outras experiências já desenvolvidas dentro dos princípios da Economia Popular e Solidária;
  • - Estimular a construção social de novas relações nas comunidades baseadas no companheirismo e na solidariedade.
  • Estratégicamente, a Pastoral tranferiu a responsabilidade de gestão do Fundo Rotativo Solidário de apoio à grupos para a ARESOL que, há 15 anos, vem gerido com maestria como importante ferramenta de transnformação social, amviental e econônica. Por meio dele, pequenas inicativas produtvas grupais são apoiadas em diferentess cadeia produtivas (caprinos e ovinos, beneficiamento de frutas, mandiocultura entre outras), criando condições para discutir de forma coletiva outros gargalos estruturais para vida digna na Caatinga. Assim, de 32 grupos produtivos fundadores, atualmente a ARESOL conta com 82 grupos filiados destribuidos em 14 municípios localizados nos três territórios de atuação.
  • Há cinco anos, ARESOL executa a política pública Estadual do CESOL (Centro Público de Economia Solidária) por meio de contratos Gestão junto a SETRE (Secretaria do Trabalho Emprego Renda e Esporte do Estado da Bahia). Tal ação, objetiva, garantir assessoria técnica e gerencial com foco na qualificação dos produtos e acesso a mercados.
  • Em 2014, os agricultores/as organizados criaram a COOPERSABOR (Cooperativa Regional de Agricultores (as) Familiares e Extrativistas da Economia Popular e Solidária) como intrumento de enfretamento dos gargalos da comercialzação. Nessa Lógica, em 2017, a mesma iniciou a execussão do Projeto Bahia Produtiva que tem como objetivo fortaler a caprinocultura de leite em Monte Santo e Cansanção. Para tanto, garaniu durante cinco anos assessoria técnica individual á 60 familias por meio da contratação de um (01) ACR (Agente comunitário Rural) e investimentos. Suas ações voltaram-se principalmente para garantir a segurança alimentar animal (criação de reserva estratégica, banco de palma e armazenamento de forragem) e ajuste no manejo sanitário visando o controle da verminose, clostridioses e lifadenite na epoca, considerados, até então gargalos principais do APL.Além da ACR, o Bahia Produtiva viabilizou outros investimentos coletivos e individuais a citar.
Aresol

ONDE ESTAMOS

- A ARESOL está sediada em Senhor do Bonfim – BA, cidade que surgiu a partir das rancharias dos tropeiros, que no século XVII iam em busca das margens do Rio São Francisco e/ou das minas de ouro em Jacobina – BA.


No entanto, hoje em dia, a maioria dos trabalhos estão vinculados a sua sub-sede, que fica em Monte Santo – BA, que tem como referência a serra da santa cruz que é tida como um lugar sagrado e religioso, recebendo turistas de todo Brasil.


Bioma-A ARESOL está localizada no bioma caatinga, sendo este exclusivo do Brasil, abrangendo cerca de 11% do território nacional e cerca de 70% da Região Nordeste. Além disso, apresenta ainda uma grande riqueza na sua biodiversidade, tendo a flora como grande potencial econômico e ambiental por apresentar uma enorme variedade de espécies nativas que vem garantindo e fortalecendo a renda e permanência das agricultoras e agricultores que vivem nessa região, através do extrativismo e beneficiamento de frutos como; umbu, maracujá do mato, licuri e entre outros.




Economia Solidária

Mulheres camponesas, Juventudes e comunicação

A participação efetiva das mulheres camponesas dentro do processo produtivo vinculadas aos saberes e as práticas com à agricultura sempre foi determinante para garantia da continuidade das experiências e vivencias das mesmas no meio rural e isso é fruto de diversas lutas sociais que reconhecem a potência e a necessidade de visibilizar os trabalhos realizados por essas mulheres, dando assim autonomia para criação dos grupos de produção, que refletem suas histórias em cada produto.



As mulheres compõem mais de 90% do corpo da entidade, desde sua base até o seu ponto mais alto, o jeito de enxergar as coisas e de fazer é que construiu todos esses espaços de interação através do seu empoderamento, independência financeira e reconhecimento de sua identidade.


O semear, cultivar e colher é o lema de todas mulheres que formam essa rede e é através dessa cooperação que toda comercialização se torna possível.


Dentro dos grupos de produção que formam a entidade, há sempre a participação dos jovens que vem para somar na perspectiva de ocupação de espaço, mostrando que também possuem vivencias a serem visibilizadas. Para além disso, é também uma forma de perpetuação de conhecimento dos saberes e fazeres antigos tornando-os atemporais.


A inserção das juventudes como temática dentro desses espaços tendo como parâmetro central de análise as práticas e as dinâmicas comunitárias é chave para o cenário contemporâneo, refirmando a importância que esse público tem na sociedade, fortalecendo os vínculos e a permanência no campo e com isso a comunicação entre essas redes vem sendo potencializada.


Pensar a relação dos jovens com os meios de economia solidária e comunicação é destacar a emergência de novas formas de sociabilidade, relações particulares e sobretudo, é refletir sobre a centralidade dos processos no tempo presente, ao mesmo tempo em que se lançamos olhares para o futuro.


(FRS)

Fundo Rotativo Solidário

Fundada em 28/08/2007 a Aresol é gestora de Fundo Rotativo Solidário (FRS) e composta por uma rede de associações e grupos de pequenos agricultores e agricultoras.


O Fundo Rotativo Solidário (FRS) é a Prática conhecida em todo o mundo, sobretudo em países emergentes, a proposta dos Fundos Rotativos Solidário é apresentada pela TRIAS vzw, ONG Belga focada na sustentabilidade social e econômica de indivíduos, grupos e organizações de base, buscando a construção de uma sociedade mais justa e economicamente viável. O modelo coloca as micro finanças orientadas e solidárias como alternativa para superação da pobreza.