Bem Vindo a Associação Regional dos Grupos Solidários de Geração de Renda
Bem Vindo a Associação Regional dos Grupos Solidários de Geração de Renda
Paralelamente, profissionais de ATER e lideres comunitários prestavam orientação técnica/organizacional e apoio familiar.
Com aumento da quantidade de grupos e surgimento de demandas ligadas a comercialização, surge a necessidade de criar a ARESOL, enquanto Associação Regional para dar apoio e continuidade aos trabalho da pastoral em seu novo contexto. Dessa forma, a ARESOL surge com as seguites atribuições, devidamente descritas em seu estatuto social:
- A ARESOL está sediada em Senhor do Bonfim – BA, cidade que surgiu a partir das rancharias dos tropeiros, que no século XVII iam em busca das margens do Rio São Francisco e/ou das minas de ouro em Jacobina – BA.
No entanto, hoje em dia, a maioria dos trabalhos estão vinculados a sua sub-sede, que fica em Monte Santo – BA, que tem como referência a serra da santa cruz que é tida como um lugar sagrado e religioso, recebendo turistas de todo Brasil.
Bioma-A ARESOL está localizada no bioma caatinga, sendo este exclusivo do Brasil, abrangendo cerca de 11% do território nacional e cerca de 70% da Região Nordeste. Além disso, apresenta ainda uma grande riqueza na sua biodiversidade, tendo a flora como grande potencial econômico e ambiental por apresentar uma enorme variedade de espécies nativas que vem garantindo e fortalecendo a renda e permanência das agricultoras e agricultores que vivem nessa região, através do extrativismo e beneficiamento de frutos como; umbu, maracujá do mato, licuri e entre outros.
As mulheres compõem mais de 90% do corpo da entidade, desde sua base até o seu ponto mais alto, o jeito de enxergar as coisas e de fazer é que construiu todos esses espaços de interação através do seu empoderamento, independência financeira e reconhecimento de sua identidade.
O semear, cultivar e colher é o lema de todas mulheres que formam essa rede e é através dessa cooperação que toda comercialização se torna possível.
Dentro dos grupos de produção que formam a entidade, há sempre a participação dos jovens que vem para somar na perspectiva de ocupação de espaço, mostrando que também possuem vivencias a serem visibilizadas. Para além disso, é também uma forma de perpetuação de conhecimento dos saberes e fazeres antigos tornando-os atemporais.
A inserção das juventudes como temática dentro desses espaços tendo como parâmetro central de análise as práticas e as dinâmicas comunitárias é chave para o cenário contemporâneo, refirmando a importância que esse público tem na sociedade, fortalecendo os vínculos e a permanência no campo e com isso a comunicação entre essas redes vem sendo potencializada.
Pensar a relação dos jovens com os meios de economia solidária e comunicação é destacar a emergência de novas formas de sociabilidade, relações particulares e sobretudo, é refletir sobre a centralidade dos processos no tempo presente, ao mesmo tempo em que se lançamos olhares para o futuro.
Fundada em 28/08/2007 a Aresol é gestora de Fundo Rotativo Solidário (FRS) e composta por uma rede de associações e grupos de pequenos agricultores e agricultoras.
O Fundo Rotativo Solidário (FRS) é a Prática conhecida em todo o mundo, sobretudo em países emergentes, a proposta dos Fundos Rotativos Solidário é apresentada pela TRIAS vzw, ONG Belga focada na sustentabilidade social e econômica de indivíduos, grupos e organizações de base, buscando a construção de uma sociedade mais justa e economicamente viável. O modelo coloca as micro finanças orientadas e solidárias como alternativa para superação da pobreza.