PROCESSAMENTO DO LEITE CABRA

Neste Sábado e domingo (28 e 29 de novembro), foi realizado em Monte Santo, o curso de Produção Artesanal de Queijos finos, requeijão cremoso e bebida láctea a partir do leite de Cabra. O curso, realizado pela COOPERSABOR, contou com apoio do SEBRAE e foi realizado com agricultores familiares de Monte Santo, produtores de cabras leiteiras e que são assistidos pelo Programa Bahia Produtiva – CAR/SDR-GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA.

A produção artesanal de queijo a partir do leite de cabra é uma importante estratégia de agregação de valor de um dos principais produtos da cadeia produtiva da caprinocultura de Monte Santo. Um dos maiores produtores de caprinos e ovinos do País.

“Foi um momento muito importante, para a gente estar melhorando nosso produto, agregando valor maior ao leite. A gente percebeu no olhar de cada agricultor presente, o quanto este curso foi importante. Cada beneficiário que produz o leite pode estar desenvolvendo estes produtos para consumo da família ou comercializar e melhorar a renda com a atividade leiteira”. José Reis – ACR do projeto

O curso vem ainda como forma de preparar agricultores familiares para a  nova estrutura do Laticínio que está sendo construído na comunidade de Tapera e que tem como objetivo processar a produção local para comercializar a nível regional, estadual e até nacional, queijos, iogurtes, bebidas lácteas, requeijão cremoso e leite de cabra, fortalecendo a agricultura familiar e a economia local a partir de uma das principais cadeias produtivas responsável pelo desenvolvimento da economia do município.

Bookmark the permalink.

Deixar uma resposta