LUTA NOVA, CARA NOVA!

Durante bom tempo, os grupos de produção associada e cooperada, dedicaram esforços para estruturarem suas produções, seja através da conquista de equipamentos, ou também das mudanças produtivas positivas em qualidade e quantidade. Com isso, o cenário de desafios se alterou, de maneira que, mesmo havendo ainda entraves e dificuldades, a resistência das iniciativas da economia popular e solidária galgaram espaços nos mercados institucionais (a exemplo do “Programa Nacional de Alimentação Escolar” e o “Programa de Aquisição de Alimentos”) e também através da construção e fortalecimento de redes de comercialização solidária.

E foi assim, com essa perspectiva de fortalecer a comercialização dos grupos solidários, através das práticas do comércio justo, que a ARESOL empreendeu forças para criação e fomento da Rede MONTE SABORES que hoje conta com três espaços de comercialização solidária, sendo um deles em Itiúba, outro em Monte Santo e mais um na cidade de Nordestina.

Na última quinta-feira (17/05) os grupos solidários de Itiúba e parceiros institucionais, reinauguraram, junto a população local, o MONTE SABORES de Itiúba. Com espaço acolhedor e cheio de novidades, o Monte Sabores de Itiúba renova as esperanças dos grupos solidários de geração de renda, para seguirem com força e driblarem os desmontes que vem ocorrendo e afetando diretamente o público da economia popular e solidária. São novos desafios, que exigem novas estratégias de combater a exclusão social, através da geração de trabalho e renda, por meio da organização cooperada e associada.

Espaços como esses estão sendo criados e fomentados graças ao esforço de grupos e parcerias, mas também, de maneira expressiva, através da política pública de apoio a economia solidária desenvolvida pelo Centro Público de Economia Solidária (CESOL), executado pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (SETRE), política esta que tem dedicado especial atenção nesse momento as práticas de comercialização.

Convidamos o/a leitor(a) a conferir a reportagem completa no link a seguir:


(Fonte: Cidade em Notícias)

E conferir as imagens também na nossa página do facebook:

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1781505418657166.1073741850.1168505153290532&type=1&l=b2f542ee4c

Bookmark the permalink.

Deixar uma resposta