A Organização Social Associação Regional dos Grupos Solidários de Geração de Renda – ARESOL participa da VI Conferência Internacional de Pesquisas e Estudos sobre Economia Social e Solidária, que acontece a partir desta quarta-feira (29), e segue até o próximo sábado (2/12), na Universidade Federal do Amazonas, em Manaus.
A ARESOL será representada pelo coordenador do Centro Público de Economia Solidária – CESOL do Piemonte Norte do Itapicuru, Piemonte da Diamantina, mais os municípios de Cansanção, Itiúba e Monte Santo, Luís Costa Oliveira, que participa do evento, juntamente com o superintendente estadual de Economia Solidária na Bahia, Milton Barbosa.
No segundo dia do evento, Milton Barbosa apresentará a política pública de Economia Solidária do Governo da Bahia, e as principais ações desenvolvidas pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), ao longo dos últimos 10 anos, para fomentar o empreendedorismo solidário na Bahia, no painel “Experiência do Fomento a Economia Solidária na Gestão Pública”, e o coordenador do CESOL, Luis Costa, participa da mesa, como debatedor.
O destaque da apresentação serão os Centros Públicos de Economia Solidária (Cesol). Esses espaços – atualmente são oito Cesol distribuídos nos mais diversos territórios do estado, entre eles o do Piemonte Norte do Itapicuru, Piemonte da Diamantina, mais os municípios de Cansanção, Itiúba e Monte Santo – se destinam a articular oportunidades de geração, fortalecimento e promoção do trabalho coletivo, baseado na economia solidária.
Ação pioneira em todo o Brasil no âmbito dos governos estaduais, os Cesol são estruturas criadas e mantidas por meio de parceria entre o poder público e a sociedade civil organizada, convergindo ações de formação, assistência técnica, divulgação, comercialização, crédito, expressão cultural e articulação social e política do movimento de economia solidária.
A VI Conferência Internacional é uma iniciativa do Centro de Investigação e Pesquisa em Economia Pública e Social (CIRIEC Brasil), do Centro de Ciências do Ambiente (CCA) da Universidade Federal do Amazonas, por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCASA) e instituições parceiras e apoiadores.
O objetivo é promover o intercâmbio e o surgimento e fortalecimento de redes de cooperação, assim como ampliar a divulgação de conhecimentos gerados em todo o mundo sobre a temática.