CESOL

Os Centros Públicos de Economia Solidária (Cesol’s) são espaços multifuncionais públicos, de caráter comunitário, que se destinam a articular oportunidades de geração, fortalecimento e promoção do trabalho coletivo baseado na economia solidária. Consistem em estruturas criadas e mantidas por meio de parceria entre o poder público e a sociedade civil organizada, tendo a SENAES/MTE – Secretaria Nacional de Economia Solidária e a Rede Brasileira de Gestores Públicos da Economia Solidária seus principais difusores.

Os Cesol’s são instrumentos importantes para a consolidação de uma política pública transversal para a economia solidária na Bahia, convergindo diversas ações de formação, assistência técnica, divulgação, comercialização, crédito, expressão cultural e articulação social e política do movimento de economia solidária. São, portanto, centros de excelência e difusão da economia solidária que oferecem condições para o desenvolvimento territorial com ampla participação da sociedade civil.

Ação pioneira em todo o Brasil no âmbito das ações de governos estaduais, a criação dos Centros Públicos de Economia Solidária é o símbolo mais expressivo das iniciativas que vão desenhando uma política pública para a economia solidária, articulando formação, incubação, crédito e apoio direto a empreendimentos.

Enquanto espaços de apoio e prestação de serviços voltados às organizações solidárias, fomentando e dando suporte técnico a empreendimentos e as iniciativas para a geração de trabalho e renda, os Cesol’s são uma ação prevista no Programa Bahia Solidária, com apoio financeiro do Fundo de Combate a Pobreza – Funcep, satisfazendo uma das principais demandas dos atores sociais do movimento de Economia Solidária ao Governo Wagner.

Na Bahia, o governo já implantou 18 Centros Públicos, sendo um de abrangência estadual, em Salvador (localizado no Comércio) e 17 de abrangência regional/territorial:

Centro Público de Economia Solidária – Estadual

Metropolitana Salvador (Bairro Barra)

Metropolitana Salvador (Bairro Mares)

Metropolitana Salvador (Bairro Sussuarana)

Bacia do Jacuípe (Pintadas)

Chapada (Seabra)

Irecê

Itaparica (Paulo Afonso)

Litoral Norte (Mata de São João)

Litoral Sul (Itabuna)

Médio Rio de Contas (Gandu)

Recôncavo (Cruz das Almas)

Sertão Produtivo(Guanambi)

Piemonte Norte de Itapicuru (Monte Santo)

Portal do Sertão (Serrinha)

Recôncavo (Cruz das Almas)

Sertão Produtivo (Guanambi)

Sertão do São Francisco (Juazeiro)

Comments are closed