A Cooperativa Regional de Agricultores/as Familiares e Extrativistas da Economia Popular e Solidária (COOPERSABOR), constituída em 2014, é parte integrante de uma proposta de desenvolvimento sustentável e solidária. Envolve inicialmente os municípios de Monte Santo, Cansanção e Itiúba, e tem grande potencialidade para estender-se pela região.
O alicerce da COOPERSABOR é o trabalho realizado pela ARESOL e entidades parceiras integrantes do Grupo Regional de Economia Popular e Solidaria (GREPS), junto às comunidades tradicionais de fundo de pasto, quilombolas e assentamentos. O trabalho vai desde a articulação até a organização de grupos produtivos e solidários, principalmente de mulheres e jovens em diversas atividades produtivas. Dentre as atividades destacam-se o agroextrativismo e beneficiamento de frutas nativas, a exemplo do umbu e do maracujá da caatinga, assim como do licuri. Também são beneficiadas as frutas cultivadas nos quintais das propriedades dos agricultores/as como: acerola, manga, goiaba, entre outras. Além das frutas, a COOPERSABOR agrega os produtos derivados da mandioca e toda a cadeia produtiva dos caprinos e ovinos da região.
Cada grupo produtivo é formado por uma média de 10 a 12 famílias que, dentro de suas comunidades, reuniram-se de forma organizada, para desenvolver atividades, através de práticas agroecológicas e sustentáveis. Desse modo, os grupos superam o problema da falta de renda na comunidade, melhorando a qualidade de vida dos agricultores familiares, garantindo a permanência no campo, preservando assim a sua identidade cultural.
Hoje se tem uma grande quantidade de produtos comercializado pela rede Monte Sabores. Deste modo aumenta a renda das famílias envolvidas e cooperadas a COOPERSABOR e potencializa o desenvolvimentos das comunidades