INTERCÂMBIO SOLIDÁRIO ENTRE REDE MULHERES DO JACUÍPE E ARESOL/CESOL VIABILIZA CONHECER O PROJETO DE BENEFICIAMENTO DO LICURI NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCILA DE MONTE SANTO

A REDE MULHERES DO JACUÍPE conheceu nesta quarta-feira (07), as experiências do projeto de beneficiamento comunitário de licuri, uma proposta da EFASE – Escola Família Agrícola do Sertão, localizada em Monte Santo, Bahia.

O grupo, que está realizando um intercâmbio solidário na sede da ARESOL, recebeu acompanhamento das técnicas do Centro Púbico de Economia Solidária – CESOL Piemonte Norte Itapicuru E Piemonte Da Diamantina, e tiveram a oportunidade de conhecer o projeto de beneficiamento do licuri, e as experiências de hortaliças, fruteiras, criações de caprinos, ovinos, suínos, e o aviário.

O licuri é uma palmeira que se destaca pelo seu importante valor econômico, ambiental e social. Do licuri é possível a produção do óleo de coco, azeite, cocada, doce, geladinho, sabão, e muitos outros produtos alimentícios.

Uma parte do licuri resulta a torta, que é destinada para alimentação dos animais.

Da planta também são feitos chapéu, esteiras, bolsas, artesanatos, e outros,  tudo feito pelos alunos da escola e por mulheres da comunidade.

A comercialização dos produtos oriundos do licuri é feita pelo espaço de comercialização MONTE SABORES, localizado em Monte Santo, Itiúba e Cansanção.

Bookmark the permalink.

Deixar uma resposta