FEIRA AGROECOLÓGICA EM ITIÚBA

O ato de visionar é acreditar naquilo que parece estranho ao momento atual, mas vê-lo como uma perspectiva futura. É basicamente assim, que movimentos sociais buscam transformar a sociedade: apontando para o futuro com soluções progressistas as diversas questões sociais.

Em Itiúba, foi realizada, através da conjunção de interesses comuns em desenvolver o município, a 1ª Feira Agroecológica. Capitaneada pelos grupos locais de produção, articulados pela cooperativa local COPAGRI, dentre outras entidades como FATRES e graças ao apoio do poder executivo, através da Secretaria Municipal de Agricultura.

A ARESOL é parte desta iniciativa, porque acredita na agroecologia como estratégia de construção de um novo modelo societário, com produção de alimentos que respeitam o meio ambiente, remuneram justamente os produtores e tem compromisso social. Essa é nossa prática diária e foi também assim a nossa contribuição para a realização deste evento.

O Projeto Pró-semiárido, sob responsabilidade de execução da ARESOL na região do município de Itiúba, é também a poiador dessa iniciativa local.

Durante a programação, houve mística de abertura, ludicamente apresentada pelo Coletivo de Juventude de Itiúba. Um grupo de jovens educandos das Escolas Famílias (EFAs) da região. Em seguida, falas institucionais, dentre elas da prefeita do município de Itiúba, Cecília Petrina, Wilson Dias, da CAR, dentre outras representações.

Na oportunidade, o diretor geral da CAR assinou convênios do citado projeto Pró-semiárido, incluindo ai o abatedouro de aves da comunidade de Alto do São Gonçalo, que irá dar suporte a essa cadeia produtiva na cidade de Itiúba.

Além da comercialização que ocorreu durante toda a Feira Agroecológica e permeada de apresentações culturais outras, aconteceu também durante o evento, roda de conversa, contando com a contribuição da ARESOL, na mediação de um bate-papo com Maria Conceição, falando das boas práticas em agroecologia da FATRES; Adailton, conversando sobre as vertentes da agroecologia e sobre a experiência da Cooperativa São José e; Narciso, veterinário da SEMAGRI, falando um pouco mais sobre o Sistema de inspeção municipal, O áudio do bate papo, você escuta no link a seguir:

Foi assim que se deu o ponta pé inicial da Feira Agroecológica de Itiúba, contando com a colaboração e integração das ações locais, para buscar e realizar projetos visionários e que buscam desenvolvimento local.

Coletivo de Juventude de Itiúba

Monte Sabores de Itiúba

Poder Público, Instituições e Entidades.

Dona Terezinha e Dona Antônia, produtoras agroecológica no município de Itiúba.

Assinatura de Convênios com Wilson Dias (CAR/SDR)

Bookmark the permalink.

Deixar uma resposta