AGRICULTORES FAMILIARES PARTICIPAM DE ENCONTRO DA ARESOL EM CANSANÇÃO

Grupos produtivos solidários, de várias comunidades do município de Cansanção, participaram na última semana do Encontro Municipal da ARESOL. A atividade foi um momento de formação para os grupos produtivos de geração de renda assistidos pela organização. O objetivo é fortalecer ainda mais as iniciativas da Economia Popular e Solidária e oportunizar uma maior integração entre os grupos produtivos.

20160518_101947

20160518_090834

O Encontro contou com representantes de mais de 10 empreendimentos solidários que trabalham com diversas atividades produtivas como beneficiamento de frutas, mandioca e fécula, produção de bolos, assim como cultivo de hortaliças. Todos esses grupos comercializam seus produtos, a exemplo de polpas, doces, geleias, beijus para os mercados institucionais, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Por meio desses Programas, estudantes de escola públicas e famílias em situação de vulnerabilidade social consomem alimentos de qualidade, oriundos da agricultura familiar.

20160518_095959

O Encontro Municipal da ARESOL teve a presença massiva de agricultoras familiares e foi realizado durante dois dias na sede da União das Associações dos Pequenos Agricultores de Cansanção (UAPAC). Durante o primeiro dia a proposta foi discutir o tema ‘Comércio Justo e Consumo Consciente’ o que possibilitou as/os agricultoras/es refletiram sobre os modos de produção e consumo contrapondo as práticas dos mercados capitalista e solidário. A programação do segundo dia contemplou a troca de experiências. Na ocasião foram expostas as dificuldades e avanços dos grupos desde a organização e autogestão, bem como expectativas de produção e comercialização. Técnicos do CESOL também estiveram presente na atividade e deram contribuições sobre os assuntos discutidos.

20160518_095335

Os Encontros Municipais da ARESOL acontecem em Senhor do Bonfim, Itiúba, Cansanção e Monte Santo e também funcionam como uma espécie de mobilização para os grupos produtivos participarem da Assembleia Geral da ARESOL que acontece no final do ano para avaliar e discutir ações já realizadas pela entidade, assim como para planejar atividades que serão realizadas no ano seguinte.

Bookmark the permalink.

Deixar uma resposta